Atomizadores - Resfriamento Evaporativo

  • Mais

    • Economia de energia: combina a umidificação adiabática e o resfriamento evaporativo numa única solução global para economia de energia dentro do AHU.
    • Gestão da perda de pressão: optMist garante economias energéticas reais, assegurando uma queda de pressão muito baixa nos ventiladores (30 Pa);
    • Atomização controlada: para explorar completamente o potencial do resgriamento evaporativo e sem desperdícios, é necessário ter um controle muito preciso da quantidade de água atomizada a toda hora. Ao combinar a ação do inversor e dos circuitos de modulação, o Optimist pode seguir de forma precisa a necessidade de temperatura e de umidade;
    • Higiene: graças aos materiais utilizados, ao desenvolvimento dos sistemas de distribuição sem pontos de estagnação e aos sistemas de lavagem automática gerenciados pelo controlador eletrônico, o Optimist é uma solução segura em termos higiênicos para umidificação adiabática e refrigeração evaporativo no interior do AHU
  • Características gerais

    "Resfriamento evaporativo" é o processo no qual a água resfria o ar através da evaporação. Para que isto aconteça espontaneamente, sem a contribuição de energia externa, a água deve ser atomizada no ar como gotículas muito finas que, com tensão de superfícial mais baixa que o ar circundante, evaporando no ar.

    Por que o ar resfria?

    Não é necessária a contribuição de energia externa, contudo, dependendo da sua natureza, o processo de evaporação da água necessita de uma determinada quantidade de energia. Esta energia é removida a partir do próprio ar que, para absorver a água, deve libertar calor sensível, reduzindo assim, a sua própria temperatura.

    Cada quilograma de água que evapora ela absorve 0,69 kW de calor do ar. Isto é como a umidificação dupla e o efeito de refrigeração do ar é obtido através do processo de Resfriamento Evaporativo, o qual em muitas aplicações representa dois efeitos desejados.

    Economia de energia

    O rápido desenvolvimento do resfriamento evaporativo em aplicações HVAC deve-se seguramente ao seu reduzido impacto energético. Se compararmos o custo energético relativamente do Resfriamento Evaporativo com o de outros tipos de transformação de ar (p. ex. umidificação com emissão de vapor ou refrigeração de ar através de refrigerador), é possível observar que a economia de energia é considerável. A única energia necessária destina-se à pressurização da água, que é enviada para os bocais atomizadores pela bomba. O consumo é cerca 4 a 8 W a cada l/h de água atomizada. Os atomizadores Optimist da CAREL fornecem uma linha completa de produtos que recorrem aos princípios da refrigeração evaporativa e a todas as suas vantagens. A composição padrão destes produtos é:

    • Armário, contendo a bomba para pressurização da água, um inversor e um controlador eletrônico para modulação da produção da água atomizada, instante a instante;
    • Bocais atomizadores, capazes de atomizar a água em gotículas muito finas (na ordem de algumas centenas de um milímetro), estendendo as superfícies do trocador de calor.
    • Sistema de distribuição, composto por coletores em aço inoxidável, bocais atomizadores e válvulas de drenagem de forma a garantir o esvaziamento.
    • Os atomizadores Optimist da CAREL fornecem uma gama completa de produtos que recorrem aos princípios da refrigeração evaporativo e a todas as suas vantagens. A composição padrão destes produtos é:
    • Armário, contendo a bomba para pressurização da água, um inversor e um controlador eletrônico para modulação da produção da água atomizada, instante a instante;
    • Bocais atomizadores, capazes de atomizar a água em gotículas muito finas (na ordem de algumas centenas de um milímetro), ampliando as superfícies do trocador de calor.
    • Sistema de distribuição, composto por coletores em aço inoxidável, bocais atomizadores e válvulas de drenagem para garantir o esvaziamento.