Museus e Bibliotecas

Museus e Bibliotecas
 
  • Características gerais

    O controle da temperatura do ar e da umidade desempenha um papel fundamental em museus e em todos os lugares onde são mantidos objetos preciosos e obras de arte.
    Uma pintura normalmente é composta por cavaletes de madeira, moldura e a tela (ou painel de madeira) onde a tinta é aplicada: estes são materiais higroscópicos que expandem ou contraem quando o ar em volta sofre variações na umidade relativa. O resultado pode ser a formação de fissuras na pintura com o possível descolamento da base de suporte e danos irreparáveis à obra de arte. 
    Inclusive os objetos de madeira sofrem com as mudanças na umidade. Em particular, um valor de umidade excessivamente baixo pode causar fissuras que afetam sua qualidade e preservação. Da mesma forma, o pergaminho pode iniciar um processo de deterioração e fissurar-se devido ao ar excessivamente seco. 
    O mesmo princípio também é aplicado à preservação de livros em bibliotecas e arquivos. O papel utilizado para as páginas e as capas é também higroscópico, significando que libera ou absorve umidade, de acordo com a umidade do ambiente em volta, e, consequentemente, tende a contrair-se ou a expandir-se. Em particular, os valores baixos de umidade relativa podem causar a desidratação e fissura no papel e na adesão.
    Para obter o melhor cuidado para os livros, a temperatura ambiente deve estar entre 18-20°C e a umidade relativa de 60 a 65%. 
    A CAREL oferece uma vasta linha de umidificadores e controladores ideais para manter a temperatura correta e o nível de umidade em museus, bibliotecas ou arquivos. A linha inclui umidificadores de vapor precisos e confiáveis e umidificadores adiabáticos que não só garantem elevado desempenho e muito baixo consumo de energia mas que podem umidificar e refrigerar o ar ao mesmo tempo.
     

  • Mais

    Manter o nível correto de umidade relativa significa:
    Garantir uma preservação ampliada de obras de arte;

    • Evitar danos à tela e ao pergaminho devido a variações na umidade do ar;
    • Preservar objetos de madeira que tendem a rachar em caso de ar muito seco;
    • Melhor cuidado para livros, evitando a desidratação e rachaduras do papel e cola.