Indústria de impressão

Indústria de impressão Indústria de impressão
 
  • Características gerais

    Na indústria de impressão, o controle preciso da umidade do ar garante maior eficiência do processo, redução do tempo de manutenção do maquinário e do desperdício de material e melhor qualidade do produto final.
    O papel é, na verdade, um material higroscópico, extremamente sensível às variações na umidade. Quando o ar estiver muito seco, a superfície tende a encolher o centro para manter a umidade. Desta forma, o papel fica deformado: enrola e impede o correto funcionamento das máquinas. No processo dedicado à coloração, a alteração das dimensões do papel causa erros na centragem, o que pode resultar em desalinhamento da aplicação da cor. 
    Outro problema grave causado pelo ar muito quente é a formação de cargas eletrostáticas quando o papel é arrastado. É importante lembrar que o maquinário normal utilizado na impressão de jornais pode atingir os 2,000,00 Volts! Este fenômeno causa a aderência eletrostática das folhas de papel, dificultando a separação e apresentando risco de danos ao produto.
    Manter a umidade relativa do ar em 50-60% permite limitar a deformação e ondulação das folhas de papel e eliminar o acúmulo de cargas eletrostáticas, limitando o desperdício e garantindo uma produtividade constante.
    A CAREL, graças aos seus 40 anos de experiência, oferece uma vasta linha de umidificadores adiabáticos a vapor. Os sistemas adiabáticos, em particular, são tecnologias de ponta que permitem controlar a umidade e refrigerar o ar ao mesmo tempo, garantindo um consumo mínimo de energia. Na verdade, estes aparelhos atuam atomizando a água em milhões de gotículas minúsculas que evaporam espontaneamente, absorvendo o calor do ar que resfria. Esta tecnologia é particularmente eficiente em aplicações na indústria de impressão, onde as máquinas produzem grandes quantidades de calor. São sistemas de economia de energia que utilizam apenas 4W de potência por litro de água atomizada, aproximadamente 1% da potência utilizada por um umidificador de vapor comum.

     

  • Mais

    O controle da umidade do ar é necessário na indústria de impressão para:

    • Limitar a deformação do papel, um material higroscópico, sensível às variações na umidade;
    • Reduzir o acúmulo de cargas eletrostáticas que causam a adesão das folhas de papel;
    • Garantir o funcionamento correto do maquinário, limitando o desperdício;
    • Proporcionar melhor qualidade do produto terminado. 
       
 

Documentação

Comercial
  • Brochure
    Código Descrição Idioma Data * Versão
    +302240558 Контроль влажности в типографиях RUS  27/05/2008 1.0
    +302240553 Die Regelung der Luftfeuchte in Druckereien GER  27/05/2008 1.0
    +302240552 Le contrôle de l’humidité dans l’imprimerie FRE  27/05/2008 1.0
    +302240551 Humidity control in printing applications ENG  27/05/2008 1.0
    +302240550 Il controllo dell’umidità nell’industria della stampa ITA  27/05/2008 1.0
  • Other related documentation
    Código Descrição Idioma Data * Versão
    +3000193EN Direct humidification: Advanced solutions for industrial and commercial environments ENG  15/11/2019 1.1