Prefácio

Preface

A presença de umidade no ar, definida como umidade atmosférica é essencial para a nossa existência, muitas vezes ignorada, que o nosso corpo é muito mais sensível, por exemplo, à temperatura ou à velocidade do vento. Além disso, um ambiente úmido parece "opressivo" pela sensação de frio no inverno ou excesso de transpiração no verão. O corpo humano não sente imediatamente desconforto em uma atmosfera seca, ou seja, com baixa umidade, exceto com temperatura muito elevada. 
A falta de umidade na atmosfera possui efeitos prejudiciais para a reprodução e conservação da vida: sem entrar nas consequências extremas de ambientes tórridos ou mesmo desérticos, não existe dúvidas que sofremos, na nossa vida útil diária e muitas vezes sem que percebamos, os efeitos de falta de umidade. 
Durante o inverno muitos de nós somos atormentados por descargas elétricas ao tocar em tecidos sintéticos ou maçanetas de portas, principalmente caminhando sobre carpetes ou piso sintético. Os produtos alimentares perdem rapidamente firmeza, elasticidade e peso, prejudicando os consumidores e principalmente os negociantes. A arte e os móveis sofrem rachaduras prejudiciais e degradam-se rapidamente se o espaço onde estão alojados é aquecido durante o inverno sem a umidificação adequada.
Muitos processos industriais são afetados negativamente por níveis inadequados de umidade com repercussões econômicas importantes, um fato bem conhecido entre os especialistas.
Ao publicar este livro, a CAREL tem como objetivo promover a compreensão do fenômeno relacionado com a umidificação do ar e encorajar a prática da umidificação em ambientes e em processos industriais, um campo em que a empresa tem se especializado por mais de 30 anos.