Centro de Dados

Centro de Dados Centro de Dados
 
  • Características gerais

    O sistema de refrigeração de ar dos centros de dados é uma das infraestruturas essenciais para o funcionamento do equipamento tecnológico de informações (ITE): os dispositivos de processamento e de armazenamento geram calor (até vários kW por metro da planta) que deve ser eliminado para manter a temperatura em valores que garantam as condições ideais de funcionamento. A umidade também deve ser controlada, já que valores muito baixos aumentam a probabilidade de descarga eletrostática e os valores excessivos aceleram os processos de corrosão, afetando o desempenho de alguns dispositivos. 
    Existem vários tipos de centros de dados que diferem em dimensão e na configuração do sistema de refrigeração de ar. Os mais tradicionais são os sistemas com os servidores posicionados no centro do ambiente e as unidades de condicionamento dispostas ao longo do perímetro (CCU ou CRAC) para o fluxo de ar, explorando os espaços no chão e no teto. Em disposições com passagens quentes/frias, os servidores são dispostos para criar duas áreas separadas com as unidades de refrigeração de ar (em fila de refrigeração instalada diretamente próxima do ITE) que sugam o ar de exaustão do corredor quente dos servidores para introduzir o refrigerado no corredor frio. Os sistemas de refrigeração de ar podem ser com expansão direta em unidades de condensação externa ou refrigerados a água em um chiller remoto. Cada vez mais existem centros de dados que exploram totalmente o potencial da refrigeração livre, possivelmente atualizado com sistemas de resfriamento evaporativo direto (DEC) ou indireta (IEC). Ultimamente temos testemunhado o desenvolvimento de centros de dados modulares, fornecidos com contentores que possuem toda a infraestrutura necessária: ITE, UPS, sistemas "mecânicos" de refrigeração de ar, refrigeração livre com DEC e/ou IEC. 
    Neste campo, onde a continuidade do funcionamento (Mission Critical) é essencial, o desenvolvimento tecnológico contínuo e a pesquisa em economia de energia refletem uma constante evolução nos sistemas de refrigeração de ar. Graças aos 40 anos de experiência neste campo e à pesquisa contínua, a CAREL fornece soluções integradas para controle de temperatura e umidade baseadas em uma extensa proposta de produtos inovadores, confiáveis com economia de energia: controles eletrônicos programáveis, sensores, umidificadores, refrigeradores evaporativos, válvulas de expansão eletrônica, inversores BLDC e sistemas de monitoração.
  • Mais

    As soluções CAREL proporcionam:

    • Máxima precisão: garantem a temperatura ideal e umidade para os ITEs;
    • Economia de energia: graças aos Sistemas de resfriamento evaporativo, EEV e Power+;
    • Flexibilidade e Integração: com os controles programáveis pCO;
    • Conectividade: Adquiri e partilha de informações dos dispositivos para o BMS;
    • Confiabilidade e otimização: graças ao controle remoto tERA e PlantVisor.
       
 

Documentação

Comercial
  • Other related documentation
    Código Descrição Idioma Data * Versão
    +3000054EN Energy saving solutions for data centers ENG  26/05/2023 3.0
    +3000193IT Umidificazione diretta: Soluzioni all’avanguardia per ambienti industriali e commerciali ITA  15/11/2019 1.1
    +3000193EN Direct humidification: Advanced solutions for industrial and commercial environments ENG  15/11/2019 1.1
    +3000054FR Solutions permettant d'économiser l'énergie dans les centres de données FRE  11/10/2016 2.0
    +3000054DE Energiesparlösungen für Rechenzentren GER  11/10/2016 2.0
    +3000054ZH 数据中心节能解决方案 CHI  11/10/2016 2.0