Shelter

Shelter
 
  • Características gerais

    Equipamento eletrônico para aplicações de telecomunicações, especialmente em repetidores celulares que devem ser mantidos atuais para garantir o serviço contínuo ao longo do tempo. Estas aplicações "mission critical" são ainda mais complicadas pelo fato que estes sistemas são muitas vezes instalados em localizações remotas e em lugares não facilmente acessíveis e onde se encontram expostos a condições climáticas extremas. Geralmente o equipamento não está instalado em um edifício mas em simples contentores (denominados abrigos), instalados em áreas próximas à base das antenas: as unidades de refrigeração de ar instaladas nos telhados ou nas paredes externas de estruturas são referidas como "refrigeração de ar de abrigo".
    Geralmente, estas são unidades de expansão direta desenvolvidas para um intervalo aumentado de temperaturas e umidade que normalmente incluem a possibilidade de introduzir ar fresco externo para refrigeração livre e gerenciar os fluxos de ar de exaustão e de refrigeração da condensação. Uma solução muito comum envolve unidades verticais montadas na parede, conhecidas como "pacotes de parede". O controle é geralmente baseado na temperatura de entrada de ar, muitas vezes com limites na temperatura de fornecimento e no controle de umidade máximo para evitar a condensação de superfície. Quase sempre o mesmo abrigo possui uma ou duas unidades redundantes ligadas através de rede e uma conexão remota para monitoração de alarmes e garantir resposta de serviço antecipada. A conexão remota - simplificada através da utilização do celular da rede Ethernet do fornecedor - é muitas vezes utilizada para monitorar o consumo energético que, dependendo do número de locais, pode ser muito significativo; a economia energética é, assim, uma das prioridades principais que impele o desenvolvimento de soluções inovadoras.

  • Mais

    As aplicações tipo "abrigo" possuem características especiais que são necessárias nas unidades de refrigeração de ar e que requerem o desenvolvimento de controladores e acessórios específicos para esse propósito:

    • Otimização do espaço: as unidades são extremamente compactas.
    • As condições ambientais extremas, como consequência da diversidade de localizações e as mudanças ocorridas durante o ano, requerem um projeto robusto e condições de funcionamento adaptáveis.
    • Confiabilidade (24/7) para garantir a continuidade do serviço utilizando tecnologia confiável e sistemas redundantes com comunicação entre as unidades.
    • Tecnologia de economia energética que economiza energia, como a refrigeração livre.
    • Conectividade remota para sistemas remotos utilizada para monitorar o funcionamento através de KPIs e para sinalização de alarmes.