Cabines de Pintura

Cabines de Pintura Cabines de Pintura
 
  • Características gerais

    A crescente necessidade de pressão fez desenvolver processos industriais com um impacto ambiental reduzido, o que levou ao crescimento de tintas à base de água nas indústrias automobilísticas e aeronáuticas.
    Contudo, ao utilizar tintas à base de água, é necessário manter o controle extremamente preciso das condições de temperatura-umidade no interior das cabines de pintura. 
    Se a umidade do ar for muito elevada, por exemplo, a camada de esmalte pulverizado pode não ser diluída excessivamente, com a consequente formação de pequenas "bolsas" de líquido que evaporam durante o processo de secagem no forno, criando defeitos e a formação de pequenas crateras na superfície pintada.
    Por outro lado, a umidade relativa muito baixa causa a evaporação prematura da água contida nas gotículas de tinta pulverizada, diminuindo a fluidez e a capacidade de cobertura.
    O controle preciso da umidade significa maior controle sobre o processo e resulta em qualidade. As cabines de pintura devem possuir AHUs de umidificação que possam modular a capacidade de acordo com as condições climáticas.
    A CAREL fornece uma vasta linha de umidificadores para o controle confiável e seguro da umidade do ar. Os modelos incluem umidificadores de vapor com uma linha ampliada de taxas de fluxo e umidificadores adiabáticos que atomizam a água em gotículas muito finas que, ao evaporar espontaneamente, umidifica e refrigera o ar. Os umidificadores adiabáticos não possuem apenas um consumo muito reduzido de energia mas também controlam a umidade e a temperatura.
    Existe ainda outra característica fundamental que desempenha um papel decisivo no processo de pintura: a completa ausência de partículas de silicone no ambiente. Na verdade, ao acumular no corpo pintado, estas partículas evitam que a tinta tenha aderência, criando crateras na superfície do metal pintado e causando um defeito denominado como "olhos de peixe". 
    Para responder também a esta necessidade, a CAREL oferece produtos certificados "Sem Silicone", o que garante confiabilidade e segurança máxima ao processo.

     

  • Mais

    Download our white paper: "Air humidity in paint booths - Sustainable solutions for correct application of paints"

     

    • Confiabilidade máxima e qualidade do processo de pintura;
    • Melhor capacidade de cobertura, já que a tinta mantém a fluidez;
    • Umidificadores com garantia "sem silicone" para evitar "olhos de peixe";
    • Consumo mínimo de energia com o uso de umidificadores adiabáticos;
    • Precisão máxima, garantida pela modulação da taxa de fluxo linear.