Salas Limpas

Salas Limpas
 
  • Características gerais

    A umidade relativa é um dos parâmetros que definem a norma de condições de funcionamento de uma sala limpa.
    Existem várias razões da necessidade de controle preciso da umidade: na verdade, para algumas aplicações a tolerância especificada é de apenas 1%.
    Manter a umidade relativa entre 40% e 60%, por exemplo, evita a proliferação de bactérias e de outros contaminantes biológicos (tais como vírus, fungos, bolor e ácaros). Além disso, diminui o risco de descargas elétricas perigosas que podem danificar componentes eletrônicos.
    Não menos importante é o fato que a umidade relativa também afeta a velocidade de algumas reações químicas, incluindo a corrosão e a oxidação. Também possui influência considerável na viscosidade e, consequentemente, no processamento de alguns materiais. O controle restrito da umidade significa melhor controle sobre os processos.
    Manter a umidade relativa entre 40% e 60% também proporciona conforto e aumenta a produtividade do operador. Os valores elevados podem causar desconforto e os valores baixos podem conduzir à inflamação das membranas mucosas e pele rachada.
    A CAREL fornece soluções completas para a instalação em salas limpas: de controladores programáveis modulares a umidificadores, com todos os acessórios necessários para garantir alto nível de integração, incluindo um sistema de supervisão completo. Tudo isto oferece confiabilidade, precisão e o máximo de economia energética. 
    A CAREL oferece uma vasta linha de umidificadores de vapor com diferentes capacidades, características e modos de funcionamento: aquecedor, eletrôdo imerso ou modelos acionados a gás com acessórios completos para aplicação em AHUs. Em particular, o modelo de aquecedor elétrico garante uma precisão de ±1% RH, um limite especificado para salas limpas.
    Além disso, a escolha ampliada de umidificadores adiabáticos também se encontra disponível, cujas vantagens incluem a contribuição ativa para o controle de temperatura por "absorver" o calor gerado pelo equipamento de forma completa ou parcial.
  • Mais

    Controle das condições de temperatura-umidade do ambiente significa:

    • Previne a proliferação de bactérias e de outros contaminantes biológicos; 
    • Melhor controle de processo e processamento dos materiais;
    • Eliminar a eletricidade estática, evitando descargas elétricas que podem danificar os componentes;
    • Garantir o máximo de conforto ao operador, melhorando a eficiência.
       
     
 

Documentação

Comercial
  • Brochure
    Código Descrição Idioma Data * Versão
    +3000059IT camere bianche: controllo dell’umidità e regolazione della CTA ITA  20/03/2013 1.0
    +3000059FR Salles propres: Régulation de l’humidité et régulation des CTA FRE  20/03/2013 1.0
    +3000059EN cleanrooms humidity and AHU control solutions ENG  20/03/2013 1.0
    +3000059DE Reinräume Feuchteregelung und Klimatechnik GER  20/03/2013 1.0