Eletrônicos e indústrias de Alta Tecnologia

Eletrônicos e indústrias de Alta Tecnologia Eletrônicos e indústrias de Alta Tecnologia
 
  • Características gerais

    Nas indústrias de eletrônica e de alta tecnologia, o controle preciso da umidade do ar é essencial.
    O ar seco, com umidade relativa inferior a 40-45%, é um pobre condutor e pode acumular carga estática com potencial estático que podem atingir inclusive milhares de volts. Em certas condições, este fenômeno pode conduzir a descargas estáticas, danificando componentes eletrônicos e causando defeito aos produtos. Consequentemente, é um problema grave neste setor, especialmente considerando que o tamanho cada vez menor dos componentes significa mais probabilidades de descargas.
    Manter a umidade do ar em limites controlados (umidade relativa geralmente a 55%, aproximadamente) elimina a possibilidade de acumular cargas estáticas, já que o próprio ar torna-se um condutor natural que descarrega eletricidade estática à terra. 
    Não menos importante é o fato que a velocidade de muitas reações químicas, incluindo a oxidação, dependem da temperatura e umidade, portanto, estes valores devem ser mantidos em um intervalo muito preciso. Além disso, alguns passos no processo de produção, principalmente na soldagem, geram grandes quantidades de calor, ocasionando um aumento considerável na temperatura e, como consequência, uma redução localizada na umidade relativa.
    Para garantir o funcionamento correto dos processos de produção, a qualidade do produto e a segurança do local de trabalho, são necessários sistemas que garantam o controle preciso da temperatura do ar e da umidade. 
    As soluções incluem umidificadores de vapor, geralmente para cargas mais baixas, e umidificadores adiabáticos para cargas mais elevadas.
    Estes últimos são aparelhos muito avançados que atuam atomizando a água em gotículas muito finas que evaporam espontaneamente, resfriando o ar. Além de possuírem um consumo energético muito baixo, estes aparelhos também reduzem a carga de refrigeração de ar, um aspecto que é extremamente útil em locais onde o maquinário ou o equipamento utilizado gera grandes quantidades de calor. Além disso, na atomização de água desmineralizada, a quantidade de pó mineral transportado no jato de ar diminui.
  • Mais

    O controle das condições de temperatura-umidade do ambiente significa:

    • Eliminar o risco de descargas elétricas que podem danificar componentes;
    • Melhorar o controle do processo de produção;
    • Melhorar a segurança do local de trabalho;
    • Melhorar o conforto dos operadores e, consequentemente, o seu nível de atenção;
    • Reduzir a carga de refrigeração de ar utilizando sistemas adiabáticos, economizando energia.
 

Documentação

Comercial
  • Other related documentation
    Código Descrição Idioma Data * Versão
    +3000193EN Direct humidification: Advanced solutions for industrial and commercial environments ENG  15/11/2019 1.1
    +3000193IT Umidificazione diretta: Soluzioni all’avanguardia per ambienti industriali e commerciali ITA  15/11/2019 1.1