Indústria madeireira

  • Características gerais

    Os materiais higroscópicos, por exemplo a madeira, são extremamente sensíveis às características do ar: na verdade, eles tendem a contrair-se ou expandir-se dependendo do nível de umidade do ambiente. Por esta razão, para otimizar o processamento e armazenamento de madeira, a umidade do ar deve ser constantemente monitorada, evitando a alteração dos tamanhos das fibras das plantas, um fenômeno que pode causar fissuras.
    Desde o corte, quando o conteúdo de água é mais abundante, à produção de placas em serrarias e aos produtos finais como móveis ou acessórios, o conteúdo de água da madeira tende a variar enormemente, dependendo das condições ambientais com as quais é necessário manter um equilíbrio. 
    Para garantir a processamento da madeira durante todas as fases do processo, um conteúdo de água entre 9 e 11% é considerado ideal, correspondendo à umidade ambiente aproximada de 60%. A inobservância em cumprir com estes requisitos, principalmente com os baixos níveis de umidade, pode comprometer tanto a aparência da madeira, que se torna granulosa e opaca, com possíveis falhas também de linearidade, fissuras nas folhas, abertura de selos de canto, descolamento do verniz ou laminados de madeira não fabricados em madeira sólida porque a madeira absorve o solvente da adesão antes que possa ser submetida à polimerização. 
    Mesmo a dispersão do pó no ar pode ser reduzida com a umidade correta, melhorando a qualidade do processamento ou do ambiente de armazenamento. 
    Para processos de fabricação onde as máquinas produzem grandes quantidades de calor, os umidificadores adiabáticos são a solução perfeita para umidificar e refrescar o ar ao mesmo tempo. Na verdade, estes sistemas atomizam a água em milhões de minúsculas gotículas que evaporam espontaneamente, absorvendo o calor do ar que resfria como consequência. Propomos soluções confiáveis e com economia de energia para consumo de apenas 4W por litro de água atomizada. 
    Graças aos seus 40 anos de experiência na área, a CARELl oferece uma vasta linha de umidificadores adiabáticos e a vapor com tamanhos e características de funcionamento diversos, oferecendo sempre a solução mais adequada para cada aplicação específica.

     

  • Mais

     

    • Proporcionar a melhor qualidade possível do produto em termos de aparência e funcionalidade; 
    • Proporcionar maior confiabilidade ao processo de produção;
    • Reduzir a quantidade de pó no ar, otimizando a qualidade do ambiente;
    • Diminuir o calor gerado pelas máquinas com sistemas adiabáticos.
       

     

 

Documentação

Comercial
  • Brochure
    Código Descrição Idioma Data * Versão
    +3000193EN Direct humidification: Advanced solutions for industrial and commercial environments ENG  15/11/2019 1.1