Indústria e Processo

Indústria e Processo Indústria e Processo
 
  • Características gerais

    O que é a umidade? A umidade nada mais é do que o vapor de água transportado pelo ar. A umidade relativa é a porcentagem de água presente no ar em uma determinada temperatura (por exemplo: 50% UR a 20°C) em relação à quantidade máxima que o ar pode conter a essa temperatura (100% UR a 20 °C). A necessidade de umidificar o ar ocorre normalmente nos meses de inverno, quando o ar externo é frio e úmido, por exemplo -5°C, 90% UR e é aquecido em ambientes industriais a 20°C com a umidade relativa reduzida para 15% UR. Como resultado, o ar pode parecer "seco". Mesmo um sistema de refrigeração de ar ou um sistema de refrigeração pode "secar" o ar, já que atuam para refrigerar o ar até que esteja em valores inferiores ao ponto de orvalho, removendo a umidade (desumidificação). Em ambos os casos, onde o resultado é o ar seco, ocorre um fenômeno onde um equilíbrio é criado entre a umidade do ar e os objetos presentes neste ambiente que tende a perder conteúdo de umidade por evaporação. Existem efeitos bem conhecidos nos materiais:

    • Variações dimensionais e qualitativas em materiais higroscópicos compostos por fibras de plantas, como o papel, tecido, madeira, etc.;
    • Perda de peso e deterioração estética na indústria e nos processos de produtos frescos, como frutas e vegetais armazenados e exibidos nos balcões;
    • A presença de eletricidade estática resulta em descargas e fixação eletrostática;
    • Diminuição do bem-estar físico e conforto do pessoal, com vias respiratórias secas, e aumentando a vulnerabilidade a doenças típicas do inverno.

    Os umidificadores adiabáticos atomizam a água em gotículas muito finas que evaporam espontaneamente no ar, absorvendo calor e, por conseguinte, resfriando-o. Em plantas que produzem muito calor, como as fundições, um sistema de refrigeração adiabático aumenta o conforto dos trabalhadores e o seu nível de concentração, reduzindo a taxa de erros e aumentando a produtividade. Os sistemas de umidificação devem contribuir proporcionar um ambiente saudável ao introduzir apenas umidade higienicamente segura no ar. Para este objetivo, estão disponíveis umidificadores adiabáticos e a vapor que utilizam materiais e dispositivos para produzir "umidade" segura o suficiente para obter certificados como as bem conhecidas normas higiênicas VDI6022 para ventilação e sistemas de refrigeração de ar, escritórios e salas de reunião.

  • Mais

    A correta umidificação do ar permite limitar/eliminar:

    • As variações nas dimensões nos materiais higroscópicos (madeira, papel, tabaco...)
    • Redução do peso dos produtos como frutas e vegetais;
    • Possíveis fenômenos de descargas elétrica, causados pelo acúmulo de eletricidade eletrostática;
    • Agravamento do bem-estar das pessoas e de sua produtividade
       
 

Documentação

Comercial
  • Other related documentation
    Código Descrição Idioma Data * Versão
    +3000193IT Umidificazione diretta: Soluzioni all’avanguardia per ambienti industriali e commerciali ITA  15/11/2019 1.1
    +3000193EN Direct humidification: Advanced solutions for industrial and commercial environments ENG  15/11/2019 1.1