Indústria têxtil

  • Características gerais

    Na indústria têxtil, manter a umidade relativa do ar nos limites predefinidos melhora a eficiência do processo e oferece melhor qualidade do produto terminado. Na verdade, o nível de umidade do ar afeta as propriedades do fio e o seu processamento 
    Quando o ar está muito seco, as fibras perdem a sua elasticidade, são mais finas, frágeis e tendem a quebrar; a fricção também aumenta, o que limita o deslizamento das fibras na máquina. Isto pode causar a desativação da máquina, que necessitam de intervenções manuais e resultam na redução de produtividade.
    Manter a umidade em níveis predefinidos também ajuda a reduzir a quantidade de pó no ar. Isto melhora a qualidade do ambiente onde os produtos são processados ou armazenados, eliminando o risco de obstruções nas estruturas móveis causadas por pó.
    Um nível adequado de umidade elimina o risco de acúmulo de eletricidade estática, tornando o processamento do material mais difícil com a possibilidade de causar danos ao equipamento. 
    Um fato igualmente importante é que o ar excessivamente seco favorece o encolhimento do tecido. Manter a umidade constante permite obter maior confiabilidade no corte para cumprir com as especificações de tamanho, importante, por exemplo, na fabricação de carpetes.
    Em alguns casos, o maquinário têxtil desenvolve uma grande quantidade de calor, causando um aumento indesejado da temperatura ambiente. Neste aspecto, os sistemas adiabáticos são a tecnologia ideal pois permitem simultaneamente a refrigeração e a umidificação do ar. 
    A CAREL oferece uma grande variedade de umidificadores de vapor e adiabáticos, em uma linha ampliada de capacidades e características. Os umidificadores adiabáticos, em particular, operam atomizando a água em milhões de pequenas gotículas que evaporam espontaneamente, absorvendo o calor do ar. São sistemas confiáveis e capazes de economizar energia; os mais eficientes consomem menos de 4W por litro de água atomizada.

     

  • Mais

    Umidifica o ar para:

    • Tornar as fibras menos frágeis e melhorar o seu processamento, aumentando a eficiência do processo;
    • Reduzir a quantidade de pó no ar;
    • Evitar o acúmulo de eletricidade estática;
    • Refrigerar o ar, absorver o calor gerado pelas máquinas. 
       
 

Documentação

Comercial
  • Brochure
    Código Descrição Idioma Data * Versão
    +3000193IT Umidificazione diretta: Soluzioni all’avanguardia per ambienti industriali e commerciali ITA  15/11/2019 1.1
    +3000193EN Direct humidification: Advanced solutions for industrial and commercial environments ENG  15/11/2019 1.1