Indústria agrícola e Alimentar

Indústria agrícola e Alimentar
 
  • Características gerais

    Na preservação de produtos alimentares, a umidificação do ar é um fator fundamental: frutas e vegetais, e também carne e queijo, são, na verdade, materiais higroscópicos que tendem a variar o seu conteúdo de água atingindo um equilíbrio com as condições ambientes. 
    Para otimizar a preservação de frutas e vegetais, a umidade relativa deve ser mantida nos valores de 90 a 95%. umidade relativa inferior causa perda parcial de água no alimento, resultando em redução do peso do produto comercializado, deterioração de sua aparência e até mesmo deterioração prematura do próprio produto alimentar. Para dar uma indicação mais precisa, perda de conteúdo de água de 5% modifica as características do produto ao ponto de ser considerado prejudicial para a comercialização. Em caso de produtos lácteos, a umidade relativa necessária durante a maturação está entre 80 e 90%, com a exceção da primeira maturação do queijo azul que necessita de umidade relativa superior a 95%. Manter a umidade em valores ideais evita a formação de crosta no queijo e reduz o risco de rupturas do produto durante a maturação. Pelo elevado valor econômico destes produtos, o controle de umidade é particularmente vantajoso. 
    Mesmo para produtos de charcutaria é necessário um longo período de envelhecimento. Dependendo do produto, a umidade relativa necessária pode variar entre 60% e 75%: os valores superiores podem gerar bolor e os valores inferiores causam diminuição no peso, endurecimento da polpa e a não conformidade do produto. Em relação à preservação da carne, a umidificação correta das salas de refrigeração permite a preservação da cor vermelha sem a adição de nitratos.
    A CAREL oferece uma vasta linha de umidificadores a vapor e adiabáticos que garantem o controle preciso e confiável da umidade, permitindo preservar os produtos frescos, preservando o aroma e a aparência e diminuindo a perda de peso.

     

  • Mais

    Controlar a umidade na indústria agrícola e alimentar permite:

    • Evitar a liberação da água do alimento, o que reduz o peso do produto;
    • Preservar a aparência e frescor do alimento;
    • Otimizar o processo de maturação para queijo e refeições;
    • Diminuir a deterioração de produtos.
 

Documentação

Comercial
  • Brochure
    Código Descrição Idioma Data * Versão
    +3000193IT Umidificazione diretta: Soluzioni all’avanguardia per ambienti industriali e commerciali ITA  15/11/2019 1.1
    +3000193EN Direct humidification: Advanced solutions for industrial and commercial environments ENG  15/11/2019 1.1