Câmaras frigoríficas

Câmaras frigoríficas Câmaras frigoríficas Câmaras frigoríficas
 
  • Características gerais

    Ao armazenar produtos alimentares, especialmente frutas e vegetais, o controle da temperatura do ar e da umidade é necessário para preservar a qualidade e frescor do produto. Se a umidade relativa for muito baixa, geralmente inferior a 90-95%, pode-se perder umidade do produto alimentar, reduzindo o seu peso de venda, prejudicando a sua aparência e causar o perecimento precoce do produto alimentar. Em um ambiente controlado, os processos são retardados enormemente pelo duplo efeito da baixa temperatura e da elevada umidade. A preservação de cachos de uvas pode ser um exemplo: para certas variedades, a temperatura recomendada é de -1°C com umidade relativa entre 90 e 95%. Se o ar estiver muito seco, o resultado é que as uvas liberam um pouco de umidade. As perdas superam 3%, fazendo com que os cachos percam consistência e encolham. O mesmo fenômeno é ainda mais evidente em vegetais, cujo peso de 80% a 95% é composto por água. Os valores de armazenamento recomendado diferem consideravelmente para tipos diversos de vegetais: a uma temperatura de 0°C, por exemplo, a umidade relativa deve ser de 70% para cebolas e 95% para espinafres. 
    De forma geral, as perdas de umidade de 5% alteram as características do produto de modo que não possa mais ser comercializado.
    Para superar estes problemas, as câmaras frigoríficas podem ser equipadas com umidificadores para garantir a umidade relativa correta e garantir a preservação ideal dos produtos alimentares. 
    A CAREL fornece uma vasta linha de controladores e umidificadores para estas aplicações com diferentes taxas de fluxo e características de funcionamento. Estes são sistemas que possuem elevado desempenho e consumo energético muito reduzido, o que garante o máximo de confiabilidade e segurança.
     

  • Mais

    Manter a umidade relativa em câmaras frigoríficas entre 90-95% significa:

    • Otimizar a preservação de produtos alimentares, tornando-os mais comercializáveis;
    • Limitar a perda de umidade de produtos alimentares que reduz o peso de venda;
    • Preservar a aparência e frescor das frutas e dos vegetais;
    • Limitar o desperdício através de melhor preservação.
       
 

Documentação

Comercial
  • Brochure
    Código Descrição Idioma Data * Versão
    +3000070DE UltraCella platform: Die innovative Lösung für Ihre Kühlräume GER  09/09/2014 2.0
    +3000070EN UltraCella platform: The innovative solution for your cold rooms ENG  09/09/2014 2.0
    +3000070ES UltraCella platform: La solución innovadora para tus cámaras frigoríficas SPA  09/09/2014 2.0
    +3000070FR UltraCella platform: La solution innovante pour vos chambres froides FRE  09/09/2014 2.0
    +3000070IT UltraCella platform: L’innovativa soluzione per le tue celle frigorifere ITA  09/09/2014 2.0