Resfriamento evaporativo para AHU

Resfriamento evaporativo para AHU
 
  • Características gerais

    O resfriamento evaporativo é o processo que explora a evaporação de água para refrigerar o ar: a mudança de estado de líquido para vapor absorve energia do ar que é refrigerado.
    O consumo energético muito reduzido significa que os sistemas de resfriamento evaporativo são amigos do ambiente em soluções de economia energética: 100 kg/h de água evaporada absorve cerca 69 kW de calor do ar para um consumo energético inferior a 1 kW!
    O resfriamento evaporativo direto (DEC) envolve a refrigeração e umidificação da entrada de ar fresco na AHU. Esta tecnologia é muito eficiente, especialmente quando o ar externo for quente e seco.
    A tecnologia de resfriamento evaporativo indireto (IEC) pode ser utilizado se a umidade externa for muito elevada. Esta técnica utiliza um umidificador adiabático para refrigerar o ar de exaustão tanto quanto possível, com prévia passagem através de um trocador de calor de fluxo cruzado ou de uma serpentina circular. A unidade de recuperação de calor resfria o ar fresco que entra sem afetar sua umidade, já que os dois jatos de ar nunca se misturam. 
    A eficiência desta tecnologia depende consideravelmente do tipo de trocador de calor mas ultrapassa facilmente os 50%.
    Equipar uma AHU com um sistema DEC e/ou IEC significa economia nos custos de funcionamento e permite menor tamanho da serpentina de refrigeração e capacidade do chiller.
    A CAREL fornece uma vasta escolha de soluções com uma linha ampliada de taxas de fluxo, características e modos de funcionamento para instalação em dutos para refrigerar/umidificar diretamente com refrigeração de ar.
    Estes sistemas são sofisticados e altamente versáteis e podem ser utilizados em uma grande variedade de aplicações: mais conforto em hotéis, escritórios ou hospitais: controlar a temperatura e umidade em aplicações industriais para melhorar tanto o conforto dos operadores quanto a estabilidade do processo de produção, principalmente em indústrias onde o maquinário produz grandes quantidades de calor, assim como a indústria têxtil, madeireira, de cigarros e eletrônica ou para criar sistemas de refrigeração externos.

     

     

    Download the E-book

     

     

  • Mais

    Sistemas de resfriamento evaporativo:

    • Soluções ecológicas com um impacto ambiental muito reduzido;
    • Economia de energia: os custos de funcionamento são reduzidos drasticamente;
    • As serpentinas de refrigeração e a capacidade do chiller podem ser dimensionadas em tamanhos menores;
    • A tecnologia DEC para refrigerar e umidificar o fornecimento de ar em uma AHU;
    • A tecnologia IEC para refrigeração apenas em AHUs com recuperação de calor.
       
  • Vídeo